h1

Porque as pessoas mentem tanto?

seg 25 junho, 2007

Essa idéia pro post nasceu agora a pouco, numa conversa durante o almoço entre eu e minha mãe, que voltou a fazer faculdade agora, depois dos 40 anos. Então ela contava, enquanto eu comia, que tem uma colega de sala que mentia demais! Ela adorava tirar onda de milionária, contava várias histórias… No início, todo mundo até acreditava, mas com o tempo foi se percebendo que era muitaaa mentira!!!

As histórias começaram a ficar tão absurdas, que o pessoal da sala começou a desconfiar… Ela ia pra faculdade de van. Dizia que isso era por opção. O seu marido, segundo ela, insistia pra ir de carro com motorista, mas ela dizia que não queria humilhar o pessoal da sala chegando lá de motorista… hauahuahuahua! Ela falava que tinha uma mansão em Guarapari, aí se sugeria uma visita durante o verão, mas ela sempre inventava mais alguma coisa.. que ia viajar pra Europa e etc.

Mas a situação chegou a um ponto que um dia ela resolveu contar que em sua casa existia um closet só para o gato! Ai foi demais, era subestimar a inteligência do pessoal da sala! No final das contas, a sogra de uma das colegas tinha uma casa bem próxima à dela, e descobriu-se que a tal mentirosa morava era num casebre num bairro simples em guarapari, e, inclusive, quem pagava sua faculdade era um amante! Enfim, essa história me lembrou várias outras parecidas. Isso é bem comum até. Todo mundo conhece um mentiroso de carteirinha.

Geralmente está relacionado com dinheiro e vida social. Com o reconhecimento dos outros, a imagem que as outras pessoas têm de você. Mas a questão é que a pessoa mente tanto que acaba vivendo naquela mentira, ela própria acaba até acreditando nela também!

É claro que mentir é algo comum para o ser humano. Todo mundo conta uma mentirinha de vez em quando. Seja para não se indispor com alguém, seja pra evitar alguma discussão ou para sair por cima em alguma ocasião. Claro, mentir uma vez ou outra é normal, mas não é dessas pessoas que aqui me refiro. E sim aquelas que se escondem embaixo de uma capa de invenções.

Eu acredito que isso faz parte de uma fuga do ser humando. Ele gostaria de ser famoso, por exemplo, então faz com que todos acreditem que ele de fato é. Talvez, dessa forma, ele se sinta melhor, de alguma forma realizado. Virtualmente realizado.

Além disso, todos temem o fracasso. A sociedade nos cobra a todo o tempo sucesso. Um bom emprego, uma boa casa, bons filhos, um bom carro. Mas apenas uma minoria consegue isso, gerando assim uma multidão de fracassados. Entretanto, num teatro constante, todos são felizes, motivados e corretos, como diz Roberto Shiyashiki em entrevista à revista Época. Isso tudo acaba fazendo certas pessoas “pirarem”. Uma pessoa simples pensa não ser valorizada na sociedade devido à sua função social, então se esconde atrás de uma máscara, imaginando que, dessa forma, será mais bem aceita. Entretanto, muitas vezes está se ridicularizando sem perceber.

Mas as pessoas não fingem apenas a riqueza. Muitos também gostam de tirar uma onda de miserável para gerar pena nos demais. Enfim, as pessoas fingem diversas coisas. Fingem ser o que desejariam ser. Existe doido pra tudo. Mas, na minha opinião, mentir demasiadamente é doença e deve ser tratado no psicólogo. É difícil diagnosticar tal distúrbio e mais difícil ainda o indivíduo assumir o problema. Mas situações constrangedoras podem ocorrer caso a pessoa não veja que deva mudar.

Até porque esse negócio de mentir é complicado. Às vezes começa com uma mentirinha à toa, mas uma leva à outra e quando você vê já está completamente envolvido naquela coisa toda e não há mais como sair. Tem gente também que tem mania de mentirinhas. Mentem por causa de tudo. Coisas banais, que não fariam diferença alguma caso fosse dito a verdade. Mas não, mente-se pelo prazer de mentir. Isso pra mim também é loucura.

Muitas vezes a mentira pode tornar uma situação extremante mais confortável, mas ela simplesmente não vale a pena. A maioria das vezes o ônus da descoberta da verdade te leva a perceber que ela não vale a pena. Lembrem-se: Mentira tem pena curta!!!  :)

Bjos, 

Paula Varejão.

About these ads

17 comentários

  1. tem gente q é igual melancia so semente!!!!!!!!1
    auehueaheuaheuahuaheuahea


  2. eu sou um mentiroso compulsivo.

    acho a mentira deveras divertida, sinto sim prazer em mentir. mas não para parecer rico, nem miserável.

    Na verdade, é só um probleminhas de duas personalidades.. haha


  3. eu tenho uma conhecida assim tambem, e como tenho que fazer um trabalho na sala, gostaria de falar sobre isso pra ver se ela se toca que todo mundo acha isso ridiculo. voce sabe se essa “doença” tem nome? tem como voce me adiciona no msn? marinaa.93@hotmail.com


  4. Por quê as pessoas mentem tanto? Bom, ao meu ponto de vista as pessoas mentem porque gostariam de ter algo, ser alguém e, talvez seja difícil para ela ter(e ser) tudo o qual gotaria de ter ou ser.. Então essas pessoas acabam criando na imaginação uma história, aquilo qu realmente elas gostariam,então acabam mentindo para os outros e posteriormente para elas mesmas.


  5. Tbm tenho uma amiga que mente demais, ja pensei em falar pra ela parar com isso mas tenho medo pq alem de tudo ela eh muito agressiva.. as mentiras dela parecem ser bobagem como ficar falando que tem isso ou aquilo sendo que nao tem e ta na cara que tudo aquilo é ilusao da cabeça dela, e a cada dia que passa ela se inrrola mais nas mentiras e aumenta mais.. ja esta insuportavel conversa com ela e o pior que gosto dela demais.. nao sei como falar pra ela que todo mundo acha ridiculo essas atitudes =[[ se alguem puder me dar alguma dica ficarei agradecida auhauha


  6. POXA TEM PESSOAS QUE MENTEM POR QUE GOSTAM
    OUTRAS PARA NAO CRIAR ATRITOS E CONFUSOES
    MAIS AINDA ASSIM ACHO QUE QUALQUER TIPO DE MENTIRA
    NAO É VALIDO POR QUE AS VEZES DEIXAMOS DE FALAR A VERDADE PARA NAO CRIARMOS UM CLIMA PESADO E DEPOIS
    É PIOR POIS A VERDADE VEM A TONA E KABOOM EXPLODE A BOMBA DE QUE VC JA MENTIU PARA AQUELA PESSOA….


  7. A mentira é coisa de satanás.mas conheço pessoas que
    Nâo vivem sem mentir,é involuntário. Ou para nâo se comprometer. A mentira faz mal ao portador.


  8. conheço uma pessoa que mente tanto que ele mesmo acredita que é verdade tudo que ele fala..coitado acho que ele precisa de tratamento..


  9. na minha opinião mentir não faz sentido algum, temos que falar sempre a verdade mesmo que isso nos custe algumas coisas, ja tive a oportunidade de acreditar em mentiras e pra mim prefiro saber a verdade mesmo que machuque no momento prefiro sempre a verdade.


  10. Interesante a matéria.
    Tenho uma colega que, de 10 coisas que ela fala, 11 são mentira. Ela não muda e quando descubro a mentira, ela sempre tenta provar que está falando a verdade. É difícil conviver desta forma.
    Deixarei Deus cuidar.
    Beijos


  11. cara eu tbm sou um mentiroso compulsivo,mas sou muito simples com minhas mentiras,queria acabar com isso!me sinto muito mal em fazer isso e por isso estou aqui conscientemente pedindo ajuda a voces…thank you


  12. À mentira é um recurso que as pessoas tem principalmente para tirar vantagem, éla é uma patente de uma cultura imposta por um sistema, à educação, desde pequeno nós aprendemos isto com os nossos pais, com pessoas estranhas, com amizades, enfim o nosso povo cultua à mentira, nós somos mentirosos por exelencia, faz parte de tudo aquilo que fazemos de maneira ilicita, dá prazer, dá lucro, dá sustentabilidade, como por exemplo, este é o melhor produto, olha eu sou sincero, voce é a única na minha vida, voce é linda, amo veceis, e daí pra fora, então minha gente, eu sou um candidato correto, honesto, e trabalho para o bem do povo, vejamos, o ensinamento bíblico, aqueles que mentem vai para onde? Pense nisto , ensinem seus filhos à verdade, só ela constrói o que é bom.A Paz com todos.


  13. kkkk esse phellip ai ja ta mentindo
    kkk pedindo ajuda!!!!


  14. Gostaria que me enviasse uma opinião do seuinte relato que vou redigir.Quero deixar claro, primeiramente que este relato não é mentira, é a mais pura verdade, pois preciso de ajuda, orientação pra conduzir a um diálogo ou então para brigar com a família do meu marido que é um tanto perturbada.
    É o seguinte:tenho uma cunhada, irmã do meu marido, trabalha comigo porque tanto eu como ela precisa: eu por motivo de sair trabalhar, ela, que é um tanto limitada mas não tem para mim nada de tonta,fez até 7ª série, tem 42 anos de idade. Eu tenho 40 anos, casada, professora,a 21 anos atuando,formada como psicopedagoga,sempre procurei respeitá-la não deixando com que os sobrinhos, meus filhos tirassem com ela.Comecei a observá-la de forma que vinha sumindo uns trocos de casa, meu filho sentiu-se incomodado com isso, me contava, eu aguardava para analisar, até que chegou a um ponto que um dia, fui em meu local secreto para pegar meu dinheiro, valor de 600 reais,e cadê? Quase eu surtei.Então, analisei:se meu filho fica a tarde na casa da avó ou em aula de reforço ou na casa de algum amigo confiável,só ela, a cunhada, fica em casa pois ela dá uma arrumadinha na casa e TCHAU, em dia que meu marido está de serviço,pois é só nestes dias que ela me ajuda,janelas fechadas, tudo em ordem, quem mexeu no meu dinheiro? é óbvio que é ela.Então, falando com meu marido,no dia seguinte ela a buscou porque eu precisava falar com ela com urgência.Procurei dar sequência nas perguntas:1-esta semana no dia que seu irmão trabalhou, teve amiguinho aqui? R.Não.2-Deixei as janelas fechadas mas entrou mais alguém aqui? Resp.:Não. 3-Se não teve ninguém aqui,seu irmão e eu no trabalho, como meu dinheiro de alto valor, guardado num lugar secreto do meu quarto foi sumir?Resposta dela: TÁ ME ACUSANDO?4-Eu perguntei, preste atenção na pergunta, pois você mesma está se acusando, mas você é a 1ª suspeita, você não concorda?Vou fazer investigação digital e vou descobrir quem é, certo?Resposta dela: eu que não fui, tá me acusando de coisa que não fiz.5-É você mesma quem está afirmando, eu não.Nem que eu revire tudo eu acho a prova do crime, que tudo indica que é você. Meu marido ouviu toda a conversa e achou o jeito dela responder como se fosse gente “mala”, tipo bandido, pois já é sabido na família dele que ela tem problemas com relação a mentir, fica falando sozinha em voz alta, mesmo perto de outras pessoas, ela sabe fazer afazeres domésticos, é do tipo ‘xodozinho do papai’, pois ele, o pai dela, nunca buscou um tratamento que seja voltado ao lado psicológico, as irmãs dela são casadas cada uma tem sua vida e família, tem um irmão bêbado que mora com meus sogros, e ela ‘juntou’ os trapos com um rapaz de sítio, mas, de tonto não tem nada:percebi que em um ano o parceiro dela trocou de moto duas vezes, colocou parabólica na casa,comprou móveis novos,etc. A um ano atrás minha casa foi assaltada,levaram 1DVD,1 celular do meu filho de 11 anos,controle remoto do receptor da parabólica e da TV e 500 reais. Sorte que nós, eu,filhos e marido não vimos ‘os caras’,deu tempo deles fugirem.A minha cunhada já trabalhava neste período aqui em casa. Pensei comigo, por estar estudando psicopedagogia: é só o que me falta, do ‘dito cujo’do marido dela e ela serem informantes ou um deles serem daqueles que passam informação para ‘outros’a fim de roubar. É muita coincidência ou as minhas hipóteses têm nexo, fazem sentido, não? Ah, detalhes dela na família: é muito mandada pela mãe, então ela fica xingando e fala sozinha de forma meio raivosa,juntou-se com um ‘caipira’metido a querer ser ‘chique’,que ganha 1 sal.mín.,trabalha em olaria, durante seu desenvolvimento teve sua 1ª menstruação aos 24 anos, seu pai, meu sogro,’é espírita’, é cheio de dar elogios a ela e nunca a repreendeu porque quando criança ela presenciava ele brigar com a mãe, então mexia muito com seu estado emocional.Ela sabe ir em mercado, farmácia,…e sabe pagar contas, quando mais nova se atrapalhava com troco, que eu namorava com o irmão dela e via a mãe dando bronca nela por não saber calcular troco que vinha errado. Enfim, depois de ter ocorrido a situação de roubo em minha casa,na 1ª vez ela me pareceu indiferente com a situação e agora na 2ª vez, que no caso foi ela, ela quis ‘crescer’ ao falar comigo, tentando se defender o tempo todo. Como eu não sou formada como psicóloga, mas tenho noções da área, NECESSITO COM URGÊNCIA DE AJUDA DE ESPECIALISTA NA ÁREA E AGUARDO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL RESPOSTA EM MEU E-MAIL. GRATA POR PODER ME AJUDAR. SORAYA DE OL. POLONI CHAGAS


  15. eu acho q as vezes e presiso mentir.
    outras ñ as vezes devemos mentir para salva nossa pela do papai o da mamae
    sei mentiras seria imssuportavel vive
    porisso todo mundo mente
    quem fala q nunca mentiu esta
    esta falando ja uma mentira
    rsrs


  16. Gostei do texto, atê a biblia proibe a mentir. Ananias e Safira morreram pela mentir. Há pessoas adoram falar a mentira como o diabo, gosta de isso. Da vila de Catandica – Moçambique.


  17. Toda vez que falo com alguns nazistas que não largam o meu pé eles mentem. Mentem para si, entre eles, para os outros. Putz! os caras mentem que é algo! Mas acho que disso tudo o pior é o cara mentir para si mesmo como eles o fazem. Desculpam qualque e quero dizer qualquer comportamento de verme com um sofisma descarado ou subversão da verdade! O negócio é punk!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: